quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Rio+20+Período Integral Opcional

Rio+ 20 + Período Integral Opcional

O mundo não é. O mundo está sendo.
Paulo Freire

Inspirados nas leituras sobre a Rio+20 e na possibilidade de planejarmos atividades com desafios que proporcionem reflexões de situações que acontecem no cotidiano dentro e fora da escola, resolvemos pensar em algumas atividades para participarmos da discussão “O Futuro que Queremos” com os alunos do Período Integral Opcional.
A Rio+20 aconteceu em junho e foi uma oportunidade de olharmos para o “Futuro que Queremos” para os próximos 20 anos. Nossas crianças são pequenas e esse foi o principal motivo para o desenrolar do assunto com eles aqui na escola.
As crianças sabem de coisas que muitas vezes não sabemos que sabem, mas com a oportunidade de colocarem os seus conhecimentos prévios  na roda de conversa, acompanhados das mediações pedagógicas dos professores do Período Opcional, as crianças apresentaram o que pensam sobre a redução da pobreza, igualdade social e cuidado com o planeta.

Para finalizar a atividade o grupo teve a oportunidade de "dar uma volta" no entorno da escola e registrar, através de fotos, seus desejos de mudanças nos próximos 20 anos e o  seus desejos de continuidade. Confira aqui as fotos tiradas.